top of page

É melhor poupar ou investir?

Atualizado: 17 de jan. de 2022

Poupar ou Investir

Aproximadamente 73% dos brasileiros não possuem o hábito de poupar o dinheiro oriundo de seus trabalhos (Valor Investe). Um brasileiro poupar dinheiro, com base nos dados, já é uma grande conquista. Portanto, será que basta apenas poupar para o dinheiro proveniente do trabalho estar bem cuidado?


O ato de economizar é necessário para eventuais situações futuras às quais não se tem conhecimento. Em casos de imprevistos é necessário liquidez para um resgate rápido e segurança para evitar a volatilidade.



Você tem dinheiro na poupança?

Sim, meu dinheiro está seguro!Não tenho reservas.Não, está aplicado em renda fixa!

Selecionar

O valor poupado, se não for resgatado, permanecerá, em termos nominais, igual e crescendo gradativamente conforme os aportes. Entretanto, as taxas de uma caderneta de poupança ou até mesmo contas correntes que não rendem juros estão sendo corroídas pela inflação. O valor real do patrimônio perde poder de compra a cada dia que passa se não for bem investido. Por isso é tão importante investir.


Alguns investimentos de maior risco oferecem maior rentabilidade, portanto, por serem de maior risco, há a possibilidade de perdas.

É imprescindível que o investidor determine suas metas e objetivos, converse com seu assessor e defina o seu perfil de investidor, para então, encontrar os títulos e ativos que mais lhe agradam e decidir qual a melhor opção entre investir ou poupar.

 

Prós e Contras de Investir e Poupar


Quando poupar e quando investir?

A resposta é depende! A situação de cada pessoa é única. Por isso, é importante que um profissional mostre quais são os melhores caminhos para as metas pessoais do investidor.

Alguns conceitos podem ajudar a decidir quando é o momento de poupar ou investir. São eles:

Metas de Curto Prazo: Se o dinheiro é necessário para uma determinada data ou para os custos de vida básicos, poupe e não arrisque a liquidez e o valor desse montante.

Metas de Longo Prazo: O investimento oferece a oportunidade de obter maiores retornos em um horizonte de longo prazo. Para grandes metas que possam ser procrastinadas, investir é a maneira mais eficiente para atingi-las de forma eficaz, por causa do seu potencial de multiplicação do patrimônio.

Portanto, é interessante que o investidor consiga conciliar os dois, projetar objetivos e seus prazos, e determinar as estratégias mais eficazes para alcançar as metas traçadas.

Além disso, antes de fazer investimentos é necessário criar uma reserva para eventuais emergências. A reserva de emergência é fundamental para uma vida financeira sadia. Ela garantirá segurança para qualquer evento inesperado que venha a ocorrer. Mas, para isso, o investidor deve saber quais os critérios que uma reserva de emergência deve atender para garantir segurança.

Não sabe por onde começar? Não se preocupe, converse com seu assessor e decidir qual a melhor métrica e quando usá-la para atingir os seus objetivos.


Logo Capse

Ainda não tem um assessor de investimentos?

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page