top of page

Por que investir em Investimentos sustentáveis ESG?

Atualizado: 17 de jan. de 2022

Investimentos sustentáveis ESG

O selo ESG, Environmental, Social and Governance, determina como uma empresa se posiciona em relação ao planeta e a sociedade, oferecendo maior transparência ao investidor. Há três critérios fundamentais para que uma empresa se enquadre nesta especificação, são eles:

  1. Ambiental: Quão preocupada é a empresa em relação ao meio ambiente? Quais os métodos adotados para a conscientização ambiental?

  2. Social: A empresa reconhece e respeita os direitos dos colaboradores? Promove o bem-estar social?

  3. Governança: Qual a ética adotada pelo conselho da empresa? É transparente nas tomadas de decisões?

Possuir o selo ESG é uma vantagem competitiva, visto que bancos e fundos de investimentos têm buscado cada vez mais empresas que possuam práticas conscientes que se enquadram nas especificações ESG. Essas empresas mais engajadas em causas importantes são bem vistas e estão conquistando os investidores com seus novos ideais responsáveis.


Para uma empresa ser qualificada como ESG ela deve começar a implementar práticas e estratégias conscientes em relação ao meio ambiente, a sociedade e a transparência com seus investidores.

O selo é conferido por fundos de investimento, bolsas de valores e consultorias, que exigem uma prestação de contas sobre as suas iniciativas e como contribuem para a sustentabilidade ambiental e social.

 

Quais as vantagens de investir em empresas ESG?

As empresas ESG tendem a ser melhores estruturadas e possuírem uma qualidade de gestão superior às demais, o que as torna mais efetivas. Portanto, essas empresas tendem a apresentar melhores resultados financeiros o que reflete nos investimentos. Investidores que possuem participação em negócios ESG podem acompanhar esse movimento sustentável desde o começo e terem melhores retornos.

Como o investidor pode investir em empresas ESG?

O investidor pode se expor a essas empresas por meio de fundos de investimentos ESG, que têm como princípio o estudo de empresas conscientes e o investimento nelas, ou pode investir diretamente nas empresas que acredita que melhor irão desempenhar.

Alguns exemplos de empresas socialmente responsáveis:

  1. Ambipar (AMBP3): A empresa estreou em julho de 2020 na bolsa brasileira e se destaca pelo seu modelo de negócios que possui ligação com boas práticas ambientais. Ambipar é exemplo em seu segmento, conhecida por atender, além do Brasil em outros 15 países, grandes empresas industriais que recebem seu suporte para as práticas ambientais responsáveis, como contenção de vazamentos de produtos químicos.

  2. Natura (NTCO3): Uma das pioneiras no Brasil no quesito ESG. Além dos projetos voltados às práticas ambientais, a empresa recebeu notoriedade, nos últimos anos, por suas ações voltadas à inclusão social. Uma das empresas que mais surpreendem as expectativas dos investidores é a Natura, que possui uma forte política de inclusão social.

  3. Lojas Renner (LREN3): A Lojas Renner possui uma sólida estratégia ESG, com diversas iniciativas voltadas para a produção de peças biodegradáveis e de tecidos naturais, redução de emissões de CO2 e eficiência energética. Mas além do cuidado ambiental, também é reconhecida pela sua gestão transparente, respeitosa e inclusiva, visa investir em iniciativas que incentivem mais mulheres a cargos de liderança e em vários outros movimentos sociais.

Alguns exemplos de fundos ESG:

  1. JGP ESG FIC FIA

  2. CG Compass ESG Credit Selection FIC FIRF CP LP

  3. SulAmérica Crédito ESG FIRF CP LP


Conheça o ISE

Índice de Sustentabilidade da B3. Ele mede o retorno médio de uma carteira teórica de ações de empresas listadas na B3 com as melhores práticas de sustentabilidade e socialmente responsáveis em suas operações.

O principal objetivo do ISE é buscar tornar um ambiente de investimento compatível com a demanda de desenvolvimento sustentável da sociedade atual e estimular a conscientização responsável das empresas e dos investidores.

Confira a carteira ISE de 2021 divulgada pela B3:

Fonte: B3

 

Esta comunicação tem conteúdo meramente informativo. Não se caracteriza uma oferta ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page