top of page

O que é um FII-Fundo de Investimento Imobiliário

O que é um FII Fundo de Investimento Imobiliário e quais são os tipos existentes?

O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) é uma comunhão de recursos destinados à aplicação em empreendimentos imobiliários.

O patrimônio do fundo é dividido em cotas, logo o investidor que quiser fazer parte do fundo deverá comprar participações através de cotas. As cotas dos FIIs são negociadas na Bolsa de Valores e classificados como investimento em renda variável. O código dos FIIs é formado por quatro letras, seguidas do número “11”. Exemplo: VISC11

Cuidado! Só porque o código termina em 11 não significa que esse ativo é um fundo imobiliário, esse código poderá representar as units que são conjuntos de ações preferenciais e ordinárias, o final 11 também poderá corresponder aos fundos de índice (ETFs).

Os fundos imobiliários possuem classificações de acordo com os seus ativos, são eles:

Fundo de Tijolo: Investem no setor imobiliário por meio de imóveis físicos, gerando sua renda através dos aluguéis ou venda dos imóveis. Os imóveis podem ser de diversos segmentos: shoppings centers, lajes corporativas, galpões logísticos, agências bancárias, hospitais, hotéis, etc.

Fundo de Fundos (FOF): Utilizam os recursos captados para comprar cotas de outros FIIs. Esse tipo de fundo permite uma maior diversificação com um menor custo, visto que com em média de R$100,00, você terá participação em todos os fundos imobiliários que compõem o fundo.

Fundo de Recebíveis Imobiliários (Papel): Investem em títulos de Renda Fixa que possuem capacidade de gerar caixa, o título de renda fixa mais comum nesses fundos são os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs).

Fundo de Desenvolvimento: Esse é o tipo de fundo imobiliário que apresenta o maior grau de risco. O Fundo investe na construção de imóveis com o intuito de vendê-los com lucro.

• Fundos Híbridos: A estratégia de investimento não se enquadra em nenhuma das anteriores, normalmente mescla duas ou mais das categorias vistas acima.

Vantagens do FII:

• Diversificação em diferentes tipos de ativos do mercado imobiliário (ex.: galpões logísticos, lajes comerciais, hotéis, etc).

• Administração e gestão ficam a cargo dos profissionais responsáveis pelo fundo.

• Em alguns casos a liquidez, pois imóveis físicos podem demorar muito tempo até serem vendidos/alugados, já no caso de fundos imobiliários esses são negociados em bolsa e podem ser vendidos/comprados em questão de minutos caso o fundo possua boa liquidez.

• Possibilidade de compra de participação de diversos imóveis com um valor relativamente baixo, em média os fundos negociam na faixa dos R$100.

• Recebimento de dividendos mensalmente, isentos de IR.

Quer saber como investir nesses fundos?

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page