top of page

Plano de Investimentos ou Aposentadoria INSS?

  • 12 de jul. de 2021
  • 4 min de leitura

Plano de Investimentos ou Aposentadoria Social?

O INSS é um órgão público que arrecada e distribui as contribuições previdenciárias dos trabalhadores, garantindo que o contribuinte receba sua remuneração enquanto não estiver exercendo atividade remunerada.

A principal origem dos recursos do sistema de previdência social são as contribuições dos trabalhadores que estão ativos, ou seja, o trabalhador paga hoje para receber no futuro.


Todo trabalhador do mercado formal, CLT, tem a obrigação de contribuir com a aposentadoria social do INSS, com 7,5% a 14% do próprio salário que é retido na folha de pagamento. A porcentagem varia de acordo com a faixa salarial. Portanto, a previdência social é compulsória para todos os trabalhadores de carteira assinada.

Existem algumas regras para que o trabalhador conquiste a sua aposentadoria pelo INSS. São elas:

  1. Homens podem solicitar com 65 anos e mulheres com 62, desde que tenham contribuído, com o INSS, por pelo menos 15 anos;

  2. Aposentadoria por tempo de contribuição: Homens devem contribuir por 35 anos e mulheres por 30. Cumprindo o tempo indicado, o trabalhador possui direito a sua aposentadoria, independente da idade, mas, nesse caso, o valor será reduzido;

O cálculo da aposentadoria, pela regra antiga, era sobre 80% das maiores contribuições para o INSS, mas, hoje, o sistema leva em consideração todos os pagamentos do trabalhador ao órgão.

As médias são usadas para projetar quanto o trabalhador irá receber na sua aposentadoria. O piso, é de R$1476,30, e o teto é de R$6.433,57


É importante ressaltar que raramente, por mais que o trabalhador contribua com o INSS, ele receberá o teto estipulado. E, por isso, muitas vezes, o trabalhador não consegue manter o seu antigo padrão de vida para poder viver com o salário da aposentadoria social.

Então, qual seria a melhor opção para um planejamento de independência financeira?

A Previdência Privada é a mais conhecida e procurada quando o assunto é aposentadoria privada. Com certeza, a previdência privada é uma opção interessante para quem deseja uma renda mais robusta e segura para sua aposentadoria.

A previdência privada possui muitas vantagens em relação a outras aplicações, como:

  1. Vantagem Tributária

  2. Não entra para Inventário

  3. A sua Portabilidade é vantajosa

Um plano de previdência funciona da seguinte maneira:

O investidor seleciona o plano que melhor atende às suas necessidades e aporta os recursos conforme o plano escolhido, somente um aporte inicial, aportes mensais ou aporte inicial e mensais, são as principais alternativas de contribuição. A escolha do plano demanda atenção às taxas administrativas, impostos e confiança do investidor na instituição escolhida.

O resgate pode ser total, o investidor resgata todo o montante, dentro do prazo de carência, conforme as normas estabelecidas pelo plano, ou pode realizar resgate parcial, qual o investidor irá receber mensalmente parcelas da reserva quando achar necessário.

A previdência privada oferece muito mais flexibilidade do que o INSS ao investidor. Não há requisitos de idade e tempo de contribuição, e o valor pode ser resgatado todo de uma vez, respeitando o prazo de carência do plano. No INSS, os valores são debitados automaticamente, portanto o trabalhador não tem controle nenhum sobre o valor que quer investir e não sairá com vantagem quando se aposentar.

A Previdência Privada é apenas um dos planejamentos que o trabalhador pode fazer para não precisar depender da aposentadoria do INSS.

Uma Carteira de Investimentos Diversificada é uma boa alternativa para a aposentadoria?

Há diversas alternativas de investimento excelentes para o longo prazo. Uma carteira de investimentos é a opção mais flexível para uma aposentadoria privada. Tudo depende das metas do investidor e de como ele prefere montar a sua carteira, podendo tanto escolher e gerenciar os ativos por conta própria, como delegando as decisões para um profissional.

Como Planejar os Investimentos para Aposentadoria?

O primeiro passo é determinar todos os objetivos e quando deseja se aposentar. Assim, é possível saber quantos anos o investidor ainda tem para alcançar os seus objetivos. Após essa decisão, o investidor deve fazer um planejamento de quanto ele deverá aportar hoje, conforme as taxas aplicadas, para no futuro obter uma receita que sustente o seu custo de vida. Nesse momento, cabe ao investidor fazer simulações que levem em consideração rentabilidades históricas de fundos e indexadores e o quanto devem render para obter uma taxa de juros real positiva e então manter o seu poder de compra.

A carteira pode ser composta por qualquer tipo de ativo. Alguns ativos interessantes para a composição são:

  1. Fundos de Investimento Imobiliário: Eles reúnem os recursos dos investidores e compram cotas de outros fundos ou imóveis físicos e alugam a bons inquilinos. O dinheiro pago em aluguel para o fundo remunera os investidores. Geralmente investidores de FIIs recebem proventos todos os meses. O investidor deve possuir um perfil um pouco mais arrojado por ser um ativo de renda variável.

  2. Ações Pagadoras de Dividendos: Algumas ações costumam converter grande parte do seu lucro em dividendos pagos aos seus acionistas constantemente. Portanto, o investidor deve acompanhar a empresa e compreender que se trata de um mercado de renda variável.

  3. Renda Fixa: É importante que o investidor possua uma reserva de emergência caso aconteça o inesperado. A reserva deve atender dois critérios principais: liquidez e segurança. O dinheiro alocado em um título de renda fixa também serve como reserva de oportunidade para quando alguma oportunidade única de investimento aparece diante dos seus olhos.

Conclui-se que, cada investidor possui um objetivo e perfil único. Portanto, cada carteira de investimentos é exclusiva. Converse com o seu assessor, planejador financeiro, especialista em investimentos ou outro profissional, para que te apresente um plano de investimentos personalizado, visando uma aposentadoria que se enquadre nos seus sonhos e objetivos.

Comentários


Logo CAmis.png

Mídias Sociais

B3.png
BSM.png
  • Instagram
  • Facebook
  • Linked in

Matriz

Rua Antônio Carlos Berta, Nº 475 - Sala 2001

Porto Alegre – RS

(51) 3335-1025

Ouvidoria da XP Investimentos 0800-722-3730

INFORMAÇÕES LEGAIS:

A CAPSE ASSESSORES DE INVESTIMENTOS LTDA, inscrita sob o CNPJ: 12.211.438/0001-06 é uma empresa de Assessoria de Investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários na forma da Resolução CVM 178/23 (“Sociedade”), que mantém contrato de distribuição de produtos financeiros com a XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A. (“XP”) e pode, por conta e ordem dos seus clientes, operar no mercado de capitais segundo a legislação vigente. Na forma da legislação da CVM, o Assessor de Investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais A Sociedade poderá exercer atividades complementares relacionadas aos mercados financeiro, securitário, de previdência e capitalização, desde que não conflitem com a atividade de assessoria de investimentos, podendo ser realizada por meio da pessoa jurídica acima descrita ou por meio de pessoa jurídica terceira. Todas as atividades são prestadas mantendo a devida segregação e em cumprimento ao quanto previsto nas regras da CVM ou de outros órgãos reguladores e autorreguladores. Para informações e dúvidas sobre produtos, contate seu assessor de investimentos. Para reclamações, contate a Ouvidoria da XP pelo telefone 0800 722 3730.

bottom of page