top of page

Selic – A responsável por equilibrar a economia brasileira

  • 1 de abr. de 2021
  • 1 min de leitura

Se você geralmente acompanha noticiários já deve ter ouvido falar sobre a taxa SELIC. Serve como referência para definir todas as outras taxas da economia. Se envolvendo de uma forma direta com a rentabilidade dos empréstimos, investimentos em renda fixa e até na cotação do dólar.

Mas afinal, o que é a taxa Selic e como ela funciona?

Pode ser dito que ela é um dos instrumentos usados pelo Banco Central para estabilizar a economia. Trazendo a possibilidade de controlar a inflação, atrair investimentos, estimular as indústrias e a geração de empregos. Com o Comitê de Política Monetária (Copom) se reunindo a cada 45 dias, para então definir as diretrizes a serem seguidas. Tomando decisões de forma soberana, isto é, sem a necessidade de aprovação de outros órgãos.

Inflação e Selic

A Selic é um dos veículos utilizados pelo Banco Central para reagir em períodos inflacionários ou deflacionários. Um exemplo clássico, e até mesmo bem claro, é imaginar um cenário de alta nos preços, o Banco Central poderia se utilizar da Selic para resfriar a economia, ao aumentá-la, enxugando a quantidade de moeda em circulação. Já pensando em um cenário contrário, onde o propósito seria fomentar o consumo, um caminho viável seria baixar a taxa, assim promovendo maiores circulações monetárias.

Investimentos

Há oportunidades vinculadas à rentabilidade da taxa Selic. Por exemplo, em uma alta de juros, poderia ser interessante investir em uma LFT, a letra financeira do tesouro. Pois ela remunera de acordo com a variação da taxa Selic, correspondendo à natureza de renda pós fixada.

Comentários


Logo CAmis.png

Mídias Sociais

B3.png
BSM.png
  • Instagram
  • Facebook
  • Linked in

Matriz

Rua Antônio Carlos Berta, Nº 475 - Sala 2001

Porto Alegre – RS

(51) 3335-1025

Ouvidoria da XP Investimentos 0800-722-3730

INFORMAÇÕES LEGAIS:

A CAPSE ASSESSORES DE INVESTIMENTOS LTDA, inscrita sob o CNPJ: 12.211.438/0001-06 é uma empresa de Assessoria de Investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários na forma da Resolução CVM 178/23 (“Sociedade”), que mantém contrato de distribuição de produtos financeiros com a XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A. (“XP”) e pode, por conta e ordem dos seus clientes, operar no mercado de capitais segundo a legislação vigente. Na forma da legislação da CVM, o Assessor de Investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais A Sociedade poderá exercer atividades complementares relacionadas aos mercados financeiro, securitário, de previdência e capitalização, desde que não conflitem com a atividade de assessoria de investimentos, podendo ser realizada por meio da pessoa jurídica acima descrita ou por meio de pessoa jurídica terceira. Todas as atividades são prestadas mantendo a devida segregação e em cumprimento ao quanto previsto nas regras da CVM ou de outros órgãos reguladores e autorreguladores. Para informações e dúvidas sobre produtos, contate seu assessor de investimentos. Para reclamações, contate a Ouvidoria da XP pelo telefone 0800 722 3730.

bottom of page