Selic – A responsável por equilibrar a economia brasileira
- 1 de abr. de 2021
- 1 min de leitura
Se você geralmente acompanha noticiários já deve ter ouvido falar sobre a taxa SELIC. Serve como referência para definir todas as outras taxas da economia. Se envolvendo de uma forma direta com a rentabilidade dos empréstimos, investimentos em renda fixa e até na cotação do dólar.
Mas afinal, o que é a taxa Selic e como ela funciona?
Pode ser dito que ela é um dos instrumentos usados pelo Banco Central para estabilizar a economia. Trazendo a possibilidade de controlar a inflação, atrair investimentos, estimular as indústrias e a geração de empregos. Com o Comitê de Política Monetária (Copom) se reunindo a cada 45 dias, para então definir as diretrizes a serem seguidas. Tomando decisões de forma soberana, isto é, sem a necessidade de aprovação de outros órgãos.
Inflação e Selic
A Selic é um dos veículos utilizados pelo Banco Central para reagir em períodos inflacionários ou deflacionários. Um exemplo clássico, e até mesmo bem claro, é imaginar um cenário de alta nos preços, o Banco Central poderia se utilizar da Selic para resfriar a economia, ao aumentá-la, enxugando a quantidade de moeda em circulação. Já pensando em um cenário contrário, onde o propósito seria fomentar o consumo, um caminho viável seria baixar a taxa, assim promovendo maiores circulações monetárias.
Investimentos
Há oportunidades vinculadas à rentabilidade da taxa Selic. Por exemplo, em uma alta de juros, poderia ser interessante investir em uma LFT, a letra financeira do tesouro. Pois ela remunera de acordo com a variação da taxa Selic, correspondendo à natureza de renda pós fixada.
Comentários